80 containers marítimos aportam na Lapa, no Corredor Cultural da Lavradio. O projeto, idealizado por empresários estrangeiros, utiliza containers como solução para a implementação de um hotel temporário em um terreno que funcionava como estacionamento.
Contexto de implantação
Sobrados coloridos predominam na composição do ambiente histórico e cultural da Rua do Lavradio. A tipologia implantada em lotes estreitos e longos, sem afastamentos laterais ou frontais, compõe uma continuidade espacial, que caracteriza a ambiência da rua. O terreno do projeto, formado por três lotes do antigo parcelamento, apresenta-se como um vazio nesta continuidade.
Inspirando-se no ritmo criado pelas repetição das fachadas estreitas dos lotes históricos, propôs-se que a implantação do novo edifício desse continuidade a paisagem construída, através do uso de materiais, soluções e técnicas contemporâneas.
O hotel possui 2 blocos paralelos, conectados por passarelas. O percurso entre blocos acontece em meio aos jardins, que funcionam também como espaços de convivência.
Abordagem técnica
Sendo o custo de reciclagem de container bastante elevado, a reutilização destes equipamentos metálicos de transporte de cargas com outras finalidades, torna-se uma solução construtiva interessante em termos ambientais e financeiros.
Utilizou-se o container como módulo para os quartos e as áreas técnicas. Para a recepção e restaurante, bem como para as circulações verticais e horizontais, foram utilizadas soluções em estrutura metálica montada no local, e concreto armado para as caixas das escadas enclausuradas e parte da fundação.
A pré-fabricação e modularidade conferem vantagens construtivas importantes no que diz respeito à otimização e inteligência do canteiro de obra, evitando desperdícios e diminuindo o tempo de construção.
Áreas comuns
O hotel conta ainda com piscina, restaurante, área multiuso para atividades diversas e eventos. Com a incorporação do terreno vizinho, esse espaço comum será ampliado e se conectando-se à Rua Mem de Sá, através de um espaço de lojas e bares.
Estúdio Guanabara
Embyá Paisagens e Ecossistemas
Maneco Quinderé
Rodrigo Affonso, Kuo Chun Te, João Gabriel Silva Freire
Green Gold
A Salles
CSV Engenharia
Lapa, Rio de Janeiro
3.000 m²
2013