0

Nenhum produto no carrinho.

Acesso Vendôme e Vernon

Em meio à paisagem da Lagoa Rodrigo de Freitas, os edifícios Vendôme e Vernon se destacam por sua altura. Construídos na década de 70, apresentam sua fachada marcada por elementos de concreto e o térreo livre.

O acesso de pedestres foi redesenhado com um olhar para a acessibilidade e organização do fluxo de pessoas . A principal mudança foi a criação de uma escada-rampa, que além de atender as normas de mobilidade, se torna o ponto focal do novo acesso. Um espaço fluido e com bastante verde deixa o ambiente visualmente discreto. Uma intervenção sutil, com leveza, transparência e reflexos que valorizam ainda mais a localização, de frente para a lagoa e o maciço da Tijuca.

Para os materiais, buscamos combinar durabilidade com o orçamento disponível. Foram especificados materiais simples na maior parte do projeto, com destaque em pequenos elementos, dentre eles os jardins e o gradil. A grade de alumínio e vidro, traz uma padronagem não muito comum que auxilia a delimitar visualmente os fluxos.

Projeto de arquitetura: Estúdio Guanabara

Projeto de paisagismo: Embyá Paisagens e Ecossistemas

Projeto de Estrutura: Rodrigo Affonso

Construção: A+ obras

Localização: Lagoa – Rio de Janeiro

Ano: 2013-2017

Área: 400m²

Fotografias: André Nazareth