0

Nenhum produto no carrinho.

Casa Floresta

Assim como na antiga sede da Fazenda da Floresta, localizada na zona rural de Teresópolis, muitas das antigas casas da região serrana do Rio de Janeiro têm certas características para resistirem ao forte frio e chuvas intensas no verão, como paredes mais espessas, pé-direitos reduzidos e beirais bem baixos. Inspirados nesse tipo de construção, o casal de ambientalistas nos procurou já com uma esboço inicial de uma casa de quatro quartos protegida por um grande telhado de duas águas. A ideia era combinar espaços generosos e amplos com o aconchego e a proteção para as baixas temperaturas da região.

O local da nova casa fica em um dos pontos mais altos da fazenda, com vista para o Morro da Mulher de Pedra. A casa possui quatro quartos divididos em dois blocos, sendo um de cada lado do salão central integrado com a cozinha e a varanda da frente, além de dois banheiros, lavabo, lavanderia, dispensa e área externa com garagem e espaço para churrasqueira.

A grande varanda de madeira, voltada para a vista e protegida por um largo beiral, foi uma das primeiras demandas que surgiram durante o projeto. Depois de pronta, se mostrou um importante espaço de convívio e contemplação da casa, além de conectar a sala e os quartos e protegê-los das fortes chuvas.

Com o frio na maior parte do ano, o fogo também foi um importante elemento na composição e organização dos espaços internos da casa. Ganhou forma através da lareira, que aquece a sala de estar e é abastecida por fora, pela varanda; e do fogão a lenha posicionado entre a cozinha e a sala de jantar – ajudando a esquentar ambos os ambientes e proporcionando as melhores refeições da casa.

Projeto: Estúdio Guanabara
Localização:
Vargem Grande – Teresópolis / RJ
Área:
230 m²
Ano: 2022