0

Nenhum produto no carrinho.

Casa na Matinha

A pequena casa de veraneio de 50m² foi construída em um terreno com fundos para uma lagoa e a poucos metros da orla da praia de Algodões, localizada no início da Península de Maraú no litoral sul da Bahia. A região é chamada pelos moradores de Matinha, pois é uma das poucas áreas de mata densa que ainda não se transformou em coqueiral.

Inicialmente, fizemos um estudo geral para todo o lote que também incluia a construção de outra casa maior de dois andares localizada em um ponto mais alto do terreno. Porém, a escolha por construir apenas a casa menor se mostrou a opção mais viável economicamente.

Inspiradas nas antigas casas de pescadores da região, a fachada da frente é protegida por uma grande água de telhado que cobre toda a varanda voltada para a mata. A casa foi construída em apenas um pavimento solto do terreno e pensada para acomodar até duas pessoas, contendo um salão principal integrado com cozinha, sala, quarto e varanda, além do banheiro e lavanderia.

As paredes estruturais foram feitas com blocos de terra comprimida comprados na região – conhecidos também como tijolos ecológicos. Para não precisar cortar os tijolos no encontro com o telhado inclinado, preenchemos este espaço com eucaliptos tratados, deixando as paredes retas. Para tornar a obra mais ágil e econômica, a estrutura do telhado e da varanda é toda em maçaranduba serrada apoiada sobre as alvenarias e coberta por telha ondulada de fibrocimento pintada na cor de barro.

Projeto: Estúdio Guanabara
Obra: Marlon Vivas
Localização: Praia de Algodões – Península de Maraú / BA
Ano: 2021
Área: 60m²