0

Nenhum produto no carrinho.

Casa do Pajé

A Wajanga nho kikré ou a Casa do Pajé foi sonhada pelo cacique Raoni como um lugar de celebração de rituais de cura e troca de saberes entre pajés de diferentes povos. A construção tem como objetivo estimular a transmissão dos saberes ancestrais, fortalecendo e valorizando a cultura do povo mebengôkrê. A nova edificação fica em Metuktire, uma aldeia na Terra Indígena Capoto-Jarina, no Mato Grosso, às margens do rio Xingu. 

O local escolhido para a implantação da casa foi na clareira do quintal de Raoni, no kikré burun, como chamam os indígenas, entre as árvores frutíferas plantadas por ele e sua família ao longo dos anos. A proposta arquitetônica considerou essas árvores existentes e se adaptou a elas, tendo como resultado, uma forma sinuosa. Seus espaços são os seguintes: cura, destinada aos tratamentos e rituais; cozinha, localizada na varanda, onde são preparadas as infusões e demais poções medicinais dos pajés; encontro, um espaço amplo e aproximadamente circular, local de reuniões e troca de conhecimento; a sala audiovisual, local de trabalho e de armazenar os equipamentos de registro da memória desse povo e o banheiro. 

O sistema construtivo segue o modo de construir mebengôkrê. São feitos sistema de pilares e vigas no centro e no perímetro, que são conectados por caibros onde as folhas de palmeira dobradas são colocadas. Algumas melhorias foram propostas para aumentar a durabilidade da construção. O telhado de fibras naturais, sendo o ponto mais delicado da construção, recebeu tratamento de ignifugação e impermeabilização bem como a aplicação de uma manta impermeável entre as camadas de folhas.

Para o desenvolvimento do projeto foi proposta uma metodologia específica, levando em consideração a localização remota da futura edificação, as dificuldades de visita, a importância de valorização dos saberes construtivos mebêngôkre, as questões relativas ao impacto ambiental e utilização dos recursos disponíveis no local.  

A Wajanga nho kikré está em construção.

Coordenação projeto: Instituto Raoni (IR)
Projeto arquitetura: Estúdio Guanabara (Luisa Bogossian, André Daemon, Danilo Filgueiras, Gabriela Candido).
Consultoria de estruturas: Cerne Engenharia
Localização: Aldeia Metuktire – TI Capoto Jarina / MT
Ano: 2022-2024
Área: 200m²
Fotos: Estúdios Guanabara e IR